Trabalhadores votam por negociação direta com Embraer

Hoje na Eleb foi concluído as assembleias dos trabalhadores da Embraer sobre a campanha salarial 2017. No dia 9, quinta-feira foi dia das assembleias em todos os turnos na unidade Faria Lima, dia 10, sexta-feira, em Eugênio de Melo e hoje dia 13 no 1º, 2º turno e turno administrativo da Eleb.

Em todas as assembleias os trabalhadores rejeitaram massivamente a proposta da FIESP de 1,73% de reajuste salarial e também votaram pela abertura de negociação diretamente com a Embraer. O Sindicato irá protocolar uma carta na Embraer para expor os anseios dos trabalhadores.

A empresa tem plenas condições econômicas de atender as reivindicações dos trabalhadores. A empresa tem acumulado lucro a cada ano e não há desculpas para tal intransigência. Na ultima reunião de negociação na FIESP o sindicato deixou a contra-proposta de 3,73% de reajuste e renovação de todas as clausulas sociais. Ainda se dispõem a discussão sobre abono e “vale compra”.

Compensação de horas 2018

Nas mesmas assembleias da campanha salarial, os trabalhadores aprovaram o calendário de compensação de horas para 2018. Em troca da folga em todos os dias pontes de feriado, dia 2 de janeiro, carnaval, semana entre natal e ano novo e jogos da copa da Russia serão acrescidos 17 minutos ao expediente dos funcionários do administrativo e 1º turno. Já para os trabalhadores do 2º turno o aumento na carga horária será de 19 minutos por dia.

A proposta foi aprovada em todas as assembleias e o sindicato assinará o acordo coletivo com a Embraer e Eleb.

Anúncios