Metalurgicos da Embraer em Botucatu dão inicio a campanha salarial

IMG_0224
O Sindicato dos Metalúrgicos se reuniu com trabalhadores da Embraer de Botucatu por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira (21) para iniciar a campanha salarial de 2017 que vence no mês de setembro.

Segundo o sindicalista José Carlos Lourenção, a expectativa é que a inflação de um ano deve chegar em 2,2%, por isso o índice solicitado deve ficar em torno de 5% de aumento real.

Ainda deve ser solicitado que o índice de 4,62% conseguido no ano passado seja incorporado na carteira, pois parte do reajuste de 2016 foi dado como abono salarial, só entrando na carteira os 5,0%.

Se conseguido esse reajuste, o piso salarial deve ficar em torno de R$ 1.700,00, segundo o sindicato de Botucatu.

Até o final do mês, o sindicato deve apresentar proposta na Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de SP, onde as demais cidades também vão colocar seus índices e um valor final devera ser negociado.

Hoje, a Embraer tem 1.600 funcionários na unidade de Botucatu.
Com relação a demissões, o sindicato informa que existem desligamentos e contratações, mas hoje de forma mais equilibradas entre uma e outra. Neste mês, 5 pessoas foram demitidas.

“Na assembleia na Embraer Botucatu nesta manhã, abrindo a campanha Salarial 2017 estivemos passando o rol de reivindicações a negociar, faltando 2 meses para fechar o INPC da categoria. Estiveram os diretores Miguel, Roque, Lourenção, Paes, Pimentel e Severino”, informou Fabiano Roque.

Algumas reivindicações:

– INPC está acumulado até o momento 1,59% faltando 2 meses para fechar julho e agosto.
– Aumento real de 5% .
– E no ano passado o INPC fechou em 9,69% e devido à situação da empresa, os trabalhadores votaram em assembleia aceitar 5% e mais abono, tendo uma perda no salário de 4,69%. Tentar nas negociações recuperar esta perda.
– Manter as cláusulas sociais vigentes.
– E a contribuição assistencial não será cobrada, pois já tem uma posição do STF e ratificada agora a Reforma Trabalhista .

IMG_0223

Fonte: agencia14news.com.br

Anúncios