Demissões na Embraer serão tema de Audiência Pública na Câmara Municipal, dia 26

A Câmara Municipal de São José dos Campos realiza, nesta sexta-feira (26), às 18h, uma audiência pública para debater as demissões programadas pela Embraer. O debate acontece a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos e será aberto aos trabalhadores e a toda população. A direção da Embraer e o prefeito Carlinhos Almeida (PT) também serão convidados.
Na audiência, o Sindicato vai cobrar da Prefeitura e Câmara Municipal que se posicionem contra as demissões e tomem medidas concretas em defesa dos empregos.

Nos últimos anos, a Embraer foi amplamente beneficiada pela política de incentivos fiscais do governo federal. A empresa deixou de pagar R$ 1,1 bilhão apenas em desoneração da folha de pagamento, entre os anos de 2013 e 2015.

Audiência publica – dezembro de 2016

No entanto, as medidas não serviram para garantir a geração de empregos no Brasil, já que a empresa continua transferindo parte de sua linha produtiva para países como Estados Unidos e Portugal.

Como alternativa às demissões, o Sindicato propõe que a Embraer pare imediatamente o processo de desnacionalização da sua produção e volte a investir no Brasil.

O poder público tem de se posicionar num assunto tão grave quanto este. As demissões na Embraer terão reflexo em toda nossa região. Todas as esferas do governo têm de se envolver nessa discussão e tomar medidas contra o fechamento de postos de trabalho. Esta é uma questão urgente que envolve toda a sociedade.

Anúncios