Conselho Administrativo é ilusão. Para conquistar direitos só com luta e união

2014-11-05-Embraer-greve 2 turno-roosevelt cassio (6)Há pouco mais de um ano, eu e o companheiro André, o Alemão, fomos escolhidos pelos trabalhadores para ocupar duas vagas (titular e suplência) no Conselho de Administração da Embraer.

Neste período, tenho participado regularmente das reuniões do conselho. Mas o fato é que a atuação do representante dos trabalhadores é extremamente limitada.

Isto acontece porque entre os 11 conselheiros, apenas eu represento os interesses dos trabalhadores. Todos os outros estão ali exclusivamente para defender os interesses dos acionistas.

Por isso mesmo, não dá pra se iludir e acreditar que o Conselho voltará suas atenções para atender as reivindicações dos trabalhadores.

Durante este período que estou no conselho, levei as reivindicações dos trabalhadores para a diretoria da empresa. Mas não podemos nos enganar. No Conselho pude confirmar o quanto é importante a luta e união dos trabalhadores de todos os setores. É esta união que faz a nossa força. Infelizmente, apenas um conselheiro pouco ou nada pode fazer pelos funcionários da Embraer. Nossa melhor arma ainda é a mobilização e a união.

Para representar de fato os trabalhadores: Comissão de fábrica e delegado sindical

Com mais de 15 mil trabalhadores, divididos em diversas fábricas, fica quase impossível dar acompanhamento a todos os problemas. E olha que são muitos!

Por isso, junto com o sindicato vamos pedir mais representação na empresa, com a criação de uma Comissão de Fábrica e também o cargo de Delegado Sindical. A representação do Delegado Sindical é garantida pelo artigo 543 da CLT.

Quanto mais representantes os trabalhadores tiverem, mais direitos e melhores condições de trabalho poderão conquistar. Por isso, esta luta é de todo trabalhador da Embraer.

Remuneração do conselheiro

Conforme foi prometido durante a campanha eleitoral para o Conselho, a remuneração do representante dos trabalhadores continua sendo apenas o salário de metalúrgico da Embraer.

O salário do conselheiro está sendo depositado em uma conta do Sindicato. O uso do dinheiro será definido pelos próprios trabalhadores, em assembleia.

Em tempos de corrupção correndo solto na política brasileira, a decisão sobre a destinação deste dinheiro será a mais transparente e democrática possível. Assim é a luta dos trabalhadores.

Quem desejar, pode pedir mais informações ao Conselho Fiscal do Sindicato.

#TamoJunto

Anúncios