Empresa descumpre lei e se recusa a abrir CATs

catOs cipeiros ligados ao Sindicato têm questionado a Embraer em relação aos dados oficiais de abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Na última reunião da Cipa, a empresa apresentou um relatório no qual ficou claro que não gera CATs para todos os acidentes e doenças ocorridos na fábrica.

A CAT é um documento que a empresa precisa emitir sempre que ocorrer um acidente típico ou uma doença do trabalho, com ou sem o afastamento do trabalhador. Ao não emitir as CATs a Embraer descumpre a lei.

O Sindicato já protocolou uma carta junto à empresa em que condena essa atitude, além de reforçar que a medida fere a lei.

Caso a empresa se recuse a emitir a CAT, o documento pode ser emitido pelo Sindicato. O trabalhador deve procurar os dirigentes sindicais ou cipeiros ligados à entidade para mais informações

Aviso aos trabalhadores que estão no programa de Ginastica Laboral

A empresa tem realizado ginástica laboral e obrigado os trabalhadores a preencherem um formulário com dados pessoais e relacionados à saúde.

O Sindicato apurou junto aos advogados que este preenchimento não é obrigatório. Os metalúrgicos têm o direito de se recusar a fornecer esses dados.

Anúncios