SIPAT 2015: Participe!

Segurança e saúde do trabalhador são prioridades!

bata

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Embraer, a SIPAT, acontece entre os dias 23 e 27. Todo trabalhador deve participar e aproveitar a oportunidade para colocar em discussão os problemas vividos no trabalho.

A SIPAT é um evento anual e obrigatório, que deve ser organizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para discutir e conscientizar os trabalhadores sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho.

A Embraer sempre tenta mudar o caráter do evento impondo uma visão patronal sobre os temas. A SIPAT passa a ser superficial e não reflete a realidade na fábrica.

Um exemplo é a ideia defendida pela empresa, de que a segurança “está nas mãos dos trabalhadores”, como se a culpa pelos acidentes e lesões fossem de quem trabalha, não da empresa.

Mesmo seguindo essa lógica, a Embraer ainda precisa garantir as condições para que a segurança seja preservada. Apesar disso, os relatos de problemas como falta de EPIs são constantes.

O assédio moral é outro problema já conhecido pelos funcionários. A empresa não se preocupa e até se utiliza dessa pressão, que tem um forte impacto sobre a saúde.

Para nós da Cipa e do Sindicato, compromisso e atitude é lutar pela saúde e segurança no trabalho. É com esse objetivo que participamos da SIPAT.

Cipeiros combativos garantem SIPAT para os trabalhadores

IMG_2210

Durante anos, a Embraer tem desrespeitado a lei e organizado SIPAT que nada têm a ver com a realidade que os trabalhadores enfrentam na fábrica. A Embraer, como muitas outras empresas, tem desrespeitado a lei e organizado a SIPAT sem a participação da Cipa.

Desorganizado, o time dos trabalhadores nunca haviam conseguido virar esse jogo. Isso só mudou com a eleição de mais companheiros combativos para a Cipa neste ano. Estes companheiros lutaram desde o início do mandato para garantir uma SIPAT de verdade, que dê voz a quem trabalha e produz.

Os cipeiros Corotinho, Klebão, Luiz Carlos e Selva têm feito um trabalho importante, em conjunto com o Sindicato, garantindo a defesa dos trabalhadores e de seus direitos. A conquista da SIPAT é apenas mais um capítulo nesta luta.

Também não podemos deixar de citar os companheiros Baiano e Sapão, que apesar de não terem sido apoiados pelo Sindicato, estão na Cipa e também tiveram papel fundamental na conquista desta SIPAT.

Mas não podemos parar por aí. Agora é preciso realizar um trabalho de conscientização junto aos trabalhadores. A Embraer faz uma pressão muito forte para afastá-los da luta por seus direitos, por isso, é muito importante fazer essa disputa. A Cipa e o Sindicato vão seguir juntos para conquistar mais esse desafio.

Anúncios